quarta-feira, 15 de julho de 2009

Caravana do Cooperativismo pelo Fim da Pobreza debaterá temas sociais em todo o país

Por
Roberta Lopes
Repórter da Agência Brasil



Brasília - A Caravana do Cooperativismo pelo Fim da Pobreza, organizada pela União Nacional das Cooperativas de Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes), lançada hoje (8) em Brasília, vai levar a todas as regiões brasileiras debates sobre trabalho e emprego, moradia, acesso dos mais pobres à saúde, produção de alimentos, educação no meio rural, segurança alimentar e acesso de trabalhadores rurais a políticas públicas.

O presidente da Unicafes, José Paulo Ferreira, disse que a principal discussão da caravana é o cooperativismo como forma alternativa de geração de trabalho e emprego.

“Nossa preocupação é fazer com que se fortaleça o modelo formal de geração de trabalho e emprego, mas que também exista o trabalho associativo por meio das cooperativas. É possível que as pessoas possam criar cooperativas de prestação de serviços, profissionais das mais diversas áreas possam se juntar para prestar serviços”, afirmou Ferreira.

Para o ministro do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Patrus Ananias, a caravana é uma ação importante para destacar o papel da agricultura familiar e das cooperativas na criação de uma consciência cada vez mais forte desses dois setores como "um espaço de geração de trabalho e emprego, renda e produção de alimentos”.

A caravana começará a rodar pelo Brasil em agosto, mas ainda não foi definido de onde irá partir.

"O neoliberalismo tenta, perversamente, roubar das pessoas seus sonhos, suas utopias, suas esperanças, seus desejos e sua fé. O livro de PROUT 'Após o Capitalismo' salva essa dimensão, anunciando novos horizontes e possibilidades. Eu realmente recomendo a leitura e a popularização deste livro." Patrus Ananias

Nenhum comentário: