sexta-feira, 27 de março de 2009

Projeto de Vila Ecológica na Amazônia usando Bambu

"O uso de painéis modulados pré-montados com bambu é uma das inovações que o projeto procura viabilizar"

Grupo multidisciplinar trabalha na melhoria da construção para a região da Amazônia

Viabilizar uma habitação mais sustentável para a Amazônia, trabalhando desde o plantio do bambu até a execução de uma vila protótipo. Um grupo multidisciplinar de profissionais assumiu esse desafio e está construindo uma vila ecológica na sede da Reserva Florestal Adolpho Ducke, em Manaus. O projeto conta com apoio financeiro do Programa de Tecnologia de Habitação (Habitare), da Finep, e tem como instituição executora o Instituto Nacional de Pesquisas da Amazônia (INPA).

O conjunto de oito pequenas casas geminadas está permitindo a aplicação de pesquisas voltadas à busca de uma construção de qualidade e menos agressiva ao ambiente da região. “A proposta de moradia ecológica e sustentável busca economia de energia, priorizando ventilação e iluminação natural, a utilização de materiais locais e redução no uso de materiais que utilizam tecnologias poluentes em sua fabricação”, explicou o engenheiro Ruy A. Sá Ribeiro, em um dos seminários de avaliação do Programa Habitare.

Segundo ele, a vila experimenta uma alternativa de construção mista, voltada para habitações multifamiliares. Cada uma das unidades tem área de 42,92 m2, construídos com materiais convencionais como cimento, areia, barro, madeira e telhas cerâmicas. O bambu é usado como estrutura de painéis modulados pré-montados, concebidos a partir de estudos de engenharia dos materiais - uma espécie de taipa de bambu, revestida com cimento.

Conceitos de gerenciamento ambiental (reprodução do bambu e plantação de mudas), tratamento do bambu a partir de substâncias que não são agressivas ao ambiente, tratamento de esgoto no local e adoção de sistema para coleta e aproveitamento da água da chuva são outros princípios adotados. A estimativa do grupo é de que cada uma das moradias possa ser construída com recursos entre R$10 mil e R$12 mil.

Com a participação de profissionais de áreas como arquitetura, engenharia, solos e microbiologia, química, hidroquímica e hidrologia florestal, ciência e tecnologia da madeira, o projeto tem a coordenação da arquiteta Marilene G. Sá Ribeiro. Além disso, conta com a parceria da empresa J.V. Pires de Almeida, já que os projetos que têm recursos do Fundo Verde e Amarelo*, como é o caso do Programa Habitare, priorizam a parceria entre instituições de pesquisa e o setor produtivo.

(* O Programa de Estímulo à Interação Universidade - Empresa para Apoio à Inovação, mais conhecido pelo nome de Fundo Verde-Amarelo - FVA, foi criado por meio da Lei 10.168 de 29/12/2000 e tem como principal objetivo estimular o desenvolvimento tecnológico brasileiro, mediante programas de pesquisa científica e tecnológica que intensifiquem a cooperação de Instituições de Ensino e Pesquisa - IES e centros de pesquisa com o setor produtivo, contribuindo assim para acelerar o processo de inovação tecnológica no País.)

O Projeto Casa Ecológica (CasaEco)

O projeto Casa Ecológica utiliza na construção do protótipo de vila o bambu da espécie Bambusa vulgaris vittata, vulgarmente conhecido como bambu comum, ou bambu imperial. Esta espécie, que é exótica, foi escolhida por ser a mais abundante na região de Manaus, local da obra, e por apresentar características físicas e mecânicas compatíveis com a forma específica utilizada. A espécie que a literatura julga mais adequada para utilização na construção civil é Guadua angustifolia, nativa da Amazônia, que foi escolhida pelo projeto para disseminação na região, visando a sustentabilidade da obra. Esse tipo de bambu ocorre em vastas florestas naturais na Amazônia, mais notadamente na Colômbia e no Equador.

Para dar suporte à sustentabilidade de vilas ecológicas e construção de novas habitações, foi definido um plano de cultivo e de propagação do bambu Guadua angustifolia no Estado do Amazonas. Integrantes da equipe aprenderam como cultivar, tratar e manejar a planta. Mudas foram plantadas em áreas específicas e degradadas, seu crescimento vem sendo monitorado e a reprodução para disseminação já foi iniciada.

Sobre o Programa

O objetivo geral do Programa de Tecnologia de Habitação - Habitare é apoiar o desenvolvimento científico, tecnológico e a difusão do conhecimento no campo da Tecnologia do Ambiente Construído, por meio de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação que visem a contribuir para a solução do déficit habitacional do País e a modernização do setor da construção civil, no sentido da melhoria da qualidade, aumento da produtividade e redução de custos na produção e recuperação de moradias, especialmente destinadas aos segmentos de baixa renda.


Mais informações sobre o projeto:
Marilene G. Sá Ribeiro
Coordenadora da Pesquisa
INPA
(92) 3643-3377

Os autores do projeto são:
Marilene Gomes de Sá Ribeiro (arquiteta) - mlene3@hotmail.com
e Ruy Alexandre de Sá Ribeiro (engenheiro civil) ruy_saribeiro@yahoo.com
Veja aqui em anexo o pdf com a cartilha da obra da Vila:
VilaEco.pdf

Nenhum comentário: