terça-feira, 24 de abril de 2012

Workshop de Bambu dias 05 e 06 de Maio, na mooca-sp

Entrem em contato, Participem !!!

terça-feira, 17 de abril de 2012

Workshops de Bambu


Estaremos Iniciando a Realização desse Workshop em alguns espaços no mês de Maio.
Maiores informações : 11 61833590 ou cooperadamente@gmail.com

segunda-feira, 2 de abril de 2012


 
 

São Paulo terá 4,6 mil alunos pedalando bicicletas de bambu

Projeto distribui bicicletas para alunos dos CEUs. Foto: Edson Lopes Jr./Terra
Projeto distribui bicicletas para alunos dos CEUs
Foto: Edson Lopes Jr./Terra
VAGNER MAGALHÃES
Direto de São Paulo
A Secretaria Municipal de Educação da cidade de São Paulo lançou neste sábado, no bairro de Heliópolis, zona sul da capital paulista, o projeto que prevê a distribuição de cerca de 4,6 mil bicicletas fabricadas de bambu para que alunos de 45 Centros Educacionais Unificados (CEUs) façam diariamente os trajetos de ida e volta aos estudos utilizando o equipamento.
Para celebrar o início do projeto foi realizado um passeio ciclístico de 6 km, pelas ruas do bairro. O evento, no entanto, foi realizado com bicicletas convencionais, já que apenas duas do projeto tinham sido entregue a tempo.
A ideia é que até o fim do ano, cada um dos CEUs tenha pelo menos 100 alunos ciclistas, com idades entre 12 e 14 anos. O trajeto entre casa e escola será feito em comboios de 15 a 25 estudantes e dentro dos colégios haverá um local apropriado para o estacionamento das bicicletas.
Monitores treinados pela Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e pelo Instituto Parada Vital serão encarregados do treinamento dos alunos, que envolvem, inclusive, regras de trânsito e manutenção dos equipamentos. Para a realização do projeto, a Secretaria da Educação teve como consultor o especialista em mobilidade urbana Mikael Colville-Andersen, da Dinamarca. Para participar, os alunos precisarão ter o consentimento dos pais.
De acordo com o designer brasileiro Flávio Deslandes, que começou a utilizar o bambu para a fabricação de bicicletas em 1995, o material é viável e tão resistente quanto o alumínio. "Por ser flexível, o bambu tem uma resistência muito adequada. Exige baixo gasto de energia por ser cilíndrico e é extremamente viável. Com a fabricação em escala de cerca de 5 mil bicicletas, o custo, que hoje gira um pouco abaixo dos R$ 1 mil deve cair bastante", disse.

Permacultura Social Brasileira

Faça Parte !!!